Divisão internacional do comércio – “vocações” nacionais e estratégias

Brasil!
Mostra tua cara
Quero ver quem paga
Pra gente ficar assim
Brasil!
Qual é o teu negócio?
O nome do teu sócio?
Confia em mim…

O comércio mundial – contraído em 15% está “direcionado” assim:

China : tem mão de obra barata. Portanto é o parque fabril do mundo ! “Rouba” empregos de todos os países. Imbatível.

Brasil exporta commodities. Enquanto consegue ter alguma escala – exporta alguns semi-manufaturados. E – por causa dos acordos automobilísticos internacionais – consegue participar da divisão internacional da produção automobilística. Que rapidamente está se mudando para a Ásia, particularmente – a China.

Europa e EUA – exportam tecnologia. Os compradores de tecnologia são eles mesmos ou os países que exportam para os países avançados, os quais estão “pobres” – pois não estão exportando.

Índia exporta serviços que falem ingles : call centers, softwares e outros. E também são competitivos em ingredientes farmaceuticos de baixa qualidade. Estão tentando diversificar suas competências – em produtos mais populares que podem ganhar escala no seu mercado inetrno antes de ganhar o mundo. Mas possuem reputação de ter péssima qualidade e não atenderem as expectativas dos consumidores dos países avançados.

Árabes, Venezuela e África : Petróleo

A situação pré crise tinha melhorado os termos de troca : commodities e petróleo tinham subido de preço, beneficiando o Brasil. E tínhamos perdido nossa vantagem competitiva nos manufaturados por causa da valorização do Real. Nossa mão de obra ficou “cara”, por incrível que pareça.

Este quadro nos condena – a nós brasileiros –  a vender commodities – agrícolas e/ou naturais – pois dificilmente teremos mão de obra competitiva em relação à China e outros asiáticos. Além de commodities podemos e estamos vendendo turismo e produtos exóticos como o açaí. Produtos nos quais não temos concorrentes nem ameaças – a não ser o Airbus 330.

A situação é complexa  – e convida a muitas reflexões sobre nossas vocações futuras !!! Precisamos de muita estratégia e criatividade para sermos o país do futuro…enquanto isto – vamos proteger o nosso mercado interno para aumentar o desemprego na China.

Brasil!
Mostra tua cara
Quero ver quem paga
Pra gente ficar assim
Brasil!
Qual é o teu negócio?
O nome do teu sócio?
Confia em mim…