O pão de semolina (tradicional produto do Frango Assado) virou a ferramenta principal na concorrência dos centros de conveniências nas estradas paulistas. Abasteça seu carro em um concorrente do Frango Assado e ganhe um vale brinde que te dá direito a receber um pão de semolina grande e quentinho. Com isto elas tiram fluxo de potenciais consumidores do Frango Assado.

Para as pessoas da minha idade – e que frequentam as estradas paulistas há muito tempo – não conseguimos nos esquecer do pão de semolina do Frango Assado. Todos já pararam naquele Frango Assado original, em Louveira, do lado direito da Anhanguera e compraram pão de semolina quentinho. Além do próprio frango assado, produzido em fornos de barro.  Inesquecíveis !.

Agora – o Graal e o Castelo resolveram combater o Frango Assado de frente. Atacar no seu ponto mais forte, naquele que é o maior gerador de fluxo de consuidores: o pão de semolina. Como ainda sou consumidor emocional, “resistente a trair meu passado” e – portanto – fiel e fechado para mudanças – recusei-me a ser corrompido por aquele brinde e não peguei o meu pão de semolina !

Este fato mostra a força de uma marca que resiste há mais de 50 anos. Uma marca que se renovou baseada na força das suas raízes e em dois produtos imbatíveis : o pão de semolina e o frango assado. Uma marca líder, que busca perenizar-se e transformar-se. Para tanto acaba de ser vendida para o private equity internacional Advent (através da sua subsidiária a IMC).

A história do Frango Assado foi de muita concorrência e superação. O primeiro concorrente forte do Frango Assado foi o Posto Lago Azul – que surgiu em frente ao Frango Assado de Louveira, do outro lado da “pista”. Era um posto de gasolina muito movimentado que também resolveu tornar-se um centro de conveniência.

Depois vieram as novas estradas, as novas fronteiras e a necessidade de expandir o modelo de negócios para não permitir a entrada de concorrentes. Qual seria o modelo de estabelecimento adequado, rentável, e que pudesse ser desenvolvido a partir da venda de pão de semolina e frango assado. O Frango Assado resolveu expandir-se ao longo da Anhanguera, modernizando seu modelo de varejo. Depois começou a ir para outras rodovias (Imigrantes, Bandeirantes, Dutra, Carvalho Pinto, Castelo Branco e Fernão Dias). Hoje são 12 endereços físicos e um endereço virtual que mexe com as emoções dos saudosistas: sac.frangoassado@internationalmealcompany.com. Nem .br colocaram. Falta de sensibilidade total desta IMC / Advent.

Mas o mundo se transforma e os saudosistas “dançam”. Portanto, caindo na real, é interessante notar que boas idéias e bons conceitos permanecem e suas manifestações empresariais vão transformando o modelo de negócio para dar conta das novas demandas geradas pela tecnologia e pelos novos hábitos de consumo. Parabéns para a família que soube modernizar o Frango Assado e – principalmente – ao vendê-lo – soube reconhecer um momento importante na transformação do negócio e – portanto – perenizar a marca. Espero que esta IMC consiga fazer com  o Frango Assado, nos próximos 50 anos, a mesma coisa que a família fundadora construiu nos últimos 57 anos. Assim é a vida. Assim ocorrem as transformações sadias e concientes.

Extraído do site do Frango Assado

COMO TUDO COMEÇOU

A Rede Frango Assado começou sua história na cidade de Louveira, no interior de São Paulo em 1952. No início, era apenas uma barraca que vendia frutas aos domingos na beira da Rodovia Anhanguera, no interior de São Paulo. Na hora do almoço, o avô dos antigos donos costumava comer um frango assado preparado pela sua esposa. As pessoas que passavam por perto sentiam o aroma e começaram a pedir para ele vender o delicioso frango.

COMO É HOJE

Hoje são 12 grandes lojas localizadas a poucos quilômetros da cidade de SP nas principais estradas do Estado, que atendem mais de 20 milhões de clientes por ano. Além do famoso frango, a Rede tem como principais estrelas o Pão de Semolina, o Espetinho de Frango e o Suco de Uva da marca Nono Beppe. A maioria das lojas funcionam 24h por dia e contam com diversos serviços que atendem qualquer necessidade que possa surgir durante uma viagem: restaurante que oferece café da manhã e refeições completas; lanchonete com sanduíches, salgados e bebidas não alcoólicas; padaria e confeitaria com pães e doces tradicionais; mini-mercado, boutique, banca de jornais e revistas; caixas eletrônicos e até mesmo Business Point (todas as lojas do Frango Assado oferecem acesso Wi-fi gratuito aos clientes). Além de tudo isso, as lojas da Rede possuem os postos de combustíveis e serviços para os motoristas que precisam abastecer ou fazer manutenção em seus veículos na estrada.

About these ads