O que é bom para GM é bom para os EUA !

Quando um evento destes acontece – a concordata da GM – vale a máxima utilizada para desastres aéreos : Nunca existe só uma causa. Nem uma causa causans (a causa das causas !).

Certamente teremos milhões de estudantes, acadêmicos, jornalistas, e outras mentes brilhantes desenvolvendo teorias a respeito da queda da GM. Ela simboliza, juntamente com a IBM o “império americano” que domina o mundo há quase um século.

Aguardo ansioso por estes trabalhos, pois será interessante observarmos as várias análises que descreverão o processo de declínio deste poderoso gigante que serviu de paradigma  para visões, estratégias e execução.

Todos os gurus – certamente – contarão esta história a seu modo – estabelecendo sua narrativa própria, genial e original.

É a queda de mais um império na história da humanidade. Certamente um dos maiores e mais complexos impérios. Sua dominação não foi militar. Sua ocupação global se deu através da sua penetração nos corações e mentes das pessoas. Foi (e talvez continuará sendo !) uma ocupação legitimada, aceita. Uma troca produtiva e amadurecida entre dominador e dominado completamente aceita pelas partes. Na verdade – por este ângulo a GM não quebrou ainda ! “GM lives !”

O que morreu foi o corpo. A alma da GM permanece viva. Eterna. A marca GM ainda vale muito ! É um caso interessante no qual o valor da marca vale mais do que o da organização da qual ela emana. A marca se eterniza. A organização não resiste à concorrência exuberante.

Temos mais um caso do líder que não resiste. Atacado de todos os lados, em todas as suas forças e fraquezas, a GM não conseguiu manter-se viva. Novas estruturas organizacionais, outras formas de fazer, outros designs, outras necessidades dos consumidores… enfim – os gurus contarão quais as práticas competitivas que destruiram a liderança da GM. Os gurus desvendarão a “caixa preta”.

Paradoxalmente a marca GM ainda será lembrada em todos os cantos deste planeta por muitas gerações. Na veradade estamos diante de uma transformação budista. A GM vai continuar existindo e imperando mas encarnada de outra forma. Lembram-se de Dura Lex, Sed Lex, no cabelo só Gumex, Brilcream, Grapette,…..

Mas cuidado !!! – bozzano voltou forte e está na manga da camisa do Timão !

(*) Dura Lex, Sed Lex. Sim, é latim e quer dizer a lei é dura, mas é a lei.