Na palestra que fiz em preparação à palestra do Roubini indiquei 5 ações importantes para momentos  “Querida encolhi a empresa!”

A crise atual não desestruturou mercados. Apenas re-embaralharam as cartas e mudaram-se os players.

Todos continuamos a comer salchichas, só que não é mais Sadia, nem Perdigão – agora é a Sadigão.

Todos continuamos a ter contas no banco. Só que no Itau-Unibanco !

Todos compramos carros – só que menos GM e mais dos outros !

Neste ambiente mais “consolidado” ou em processo de consolidação 5 competências são muito importantes:

1. Pensar o futuro. Ter visões. Desenhar cenários. Fazer simulações.

2. Reposicionar sua empresa ou produto. Voce é um “follower”? Voce é um consolidador ? Voce é um “also runner”? Qual o meu papel neste mercado.

3. Cuide das boas práticas de Governança Corporativa. Não baixe a guarda – em nenhum momento ! Gestão de risco, auditoria, conselheiros externos e independentes. São cuidados importante para oxigenar o processo decisório em tempos extremamente estressantes.

4. Gerir a redistribuição de poder e de patrimônio. Reforçar suas habilidades e competências de negociação com demmais gestores,  investidores e acionistas controladores. Em tempos de encolhimento – as empresas continuam – os seus donos podem mudar.

5. Reforçar suas competências de gestão de pessoas e times de alta performance. Em tempos de consolidações – as decisões sobre quem fica e quem sai são cruciais e muito delicadas. Quem fica – tudo bem ! Quem sai – sai revoltado e magoado !